Sociedade Meio Ambiente Serviço de parquímetros alargado a mais estradas

Serviço de parquímetros alargado a mais estradas

A iniciativa, introduzida na capital do país em 2010, será alargada a partir da Avenida 24 de Julho para o “Eduardo Mondlane”, “Vladimir Lenine” e a todas aquelas vias que não foram abrangidas na primeira fase.

Os parquímetros, como também é chamado este projecto, são implementados pelo consórcio ACSG Sa Forenco Autometries Pty e abrangeram as Avenidas Samora Machel, 25 de Setembro, Karl Marx, 24 de Julho, Guerra Popular, Filipe Samuel Magaia, Albert Lithuli e parte da Vladimir Lenine.

O director municipal de Transportes e Trânsito no Município de Maputo, Carlos Diante, explicou que o alargamento do serviço a mais vias visa ordenar o estacionamento e permitir uma maior mobilidade de viaturas na via pública.

“Pretendemos racionalizar o espaço público nas zonas de maior intensidade. Isso já foi feito em quase toda a zona da Baixa e agora a ideia é alargar a mais locais”, explicou Carlos Diante.

Para tal, segundo a fonte, a empresa que gere o serviço de parquímetros deverá colocar a sinalização nos locais a serem abarcados e admitir mais jovens que vão se encarregar de apoiar os automobilistas.

“A sinalização também será melhorada nos locais onde este serviço já está operacional porque os sinais têm sido vandalizados por polidores de viaturas que também reclamam direito de guardar carros”, referiu Diante.

Carlos Diante explicou que esta iniciativa, apesar de ser já conhecida, foi apresentada na última sessão da Assembleia Municipal pelo pelouro de Infra-Estruturas do Conselho Municipal de Maputo.

Na ocasião foi dito que a introdução deste serviço deu emprego a 115 jovens, a maioria dos quais antigos polidores de viaturas, estando o Município a arrecadar uma receita líquida equivalente a 20 por cento dos rendimentos dai resultantes.

O serviço de parquímetros consiste na colocação de máquinas para controlar o tempo e o valor a ser pago pela permanência de viaturas na via pública previamente delimitados.

A primeira fase contemplou a chamada zona A, onde foram instalados três mil parquímetros. Para tal foram sinalizados os pavimentos e colocada a sinalização vertical para indicar o tempo máximo de permanência da viatura, findo o qual o automobilista passará a pagar pelo estacionamento. O tempo máximo previsto para a permanência de um carro em determinado espaço será de duas horas e meia. Depois disso a pessoa paga pelo estacionamento.

Noticias

Destaques da semana