O sistema de drenagem em reabilitação na cidade de Quelimane, na Zambézia, vai reduzir de duas horas para trinta minutos o volume de escoamento de águas pluviais de uma precipitação de duzentos milímetros.
A informação foi avançada por Fernando Nhampossa, representante do Governo nas obras de reabilitação do sistema de drenagem na cidade de Quelimane.
Este tipo de precipitação tem sido raro na província da Zambézia mas, quando surge, normalmente provoca inundações na cidade, particularmente nas zonas suburbanas.
Fernando Nhampossa, garantiu que uma vez concluídas as obras de drenagem, o problema será resolvido, em várias áreas cobertas pelo sistema, que contempla a construção de onze quilómetros de canais a céu aberto na zona peri-urbana, dez de tubagem, reabilitação de dez galerias na zona urbana e o revestimento de dez quilómetros de estradas.
As obras orçadas em mais de um bilião de meticais, iniciaram em 2011, prevendo-se o seu término no próximo mês de Setembro, com o financiamento do Governo moçambicano e Millennium Challenge Account.