O presidente da República, Armando Guebuza, marcou as Eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais para o dia 15 de Outubro de 2014. Na diáspora as eleições acontecem dois dias antes, ou seja, a 12 de Outubro.
Trata-se de quintas Eleições Presidenciais e Legislativas, na história do multipartidarismo em Moçambique. O partido Frelimo está no poder desde 1975.
Segundo um comunicado da Presidência da República, a escolha do dia 15 de Outubro, é feita considerando ser de “extrema importância de que as Eleições Gerais, Presidenciais e Legislativas, e das Assembleias Provinciais se realizem simultaneamente, num único dia, em todo o território nacional”.
O Conselho de Estado reuniu na última segunda-feira e aconselhou o chefe de Estado a observar a Lei na marcação da data das eleições.
Canal Moz