Economia Agricultura Chiúta garante segurança alimentar

Chiúta garante segurança alimentar

A nossa fonte apontou que com aquele índice de produção a segurança alimentar naquele distrito está assegurada e a maior parte dos camponeses está a comercializar os excedentes da sua produção agrícola referente a campanha em curso.

“Porque neste momento a maioria das comunidades estão empenhadas na produção da segunda época que vai ser um sucesso, já começaram a vender uma parte dos excedentes agrícolas colhidos durante a primeira época da campanha agrícola em curso” – disse Hendur.

Aquele responsável disse ainda que apesar dos resultados positivos em termos de produção agrícola alcançados nas últimas duas campanhas, o governo continua a mobilizar as comunidades para não vender todo o seu excedente sem deixar reservas alimentares para a sua própria subsistência.

“Porque a nossa actividade agrícola é baseada na queda pluviométrica, não podemos permitir que as comunidades vendam tudo o que é excedente sem deixar algo para a sua alimentação no futuro, pois se deixarmos os camponeses caírem na ganância do dinheiro poderá haver problemas de não chover o suficiente na próxima campanha agrícola” – apontou o director dos Serviços de Actividades Económicas no distrito de Chiúta.

Entretanto, para assegurar o escoamento e comercialização dos excedentes agrícolas dos camponeses e o incremento de investimento em infra-estruturas, o governo distrital de Chiúta tem trabalhado com as autoridades comunitárias no melhoramento das vias de acesso com recurso a participação da população e com intervenção do fundo de estradas que tem obedecido as prioridades definidas pelo conselho consultivo distrital.

Presentemente, de acordo com a nossa fonte, estão em funcionamento no distrito 52 associações agro-pecuárias, das quais 46 se dedicam à prática de culturas de rendimento, cujo impacto aponta para o aumento da renda familiar que propiciou o surgimento de casas melhoradas e aquisição de meios circulantes como bicicletas, motorizadas e viaturas, contribuindo para o melhoramento da vida sócio-económica das comunidades.

O distrito de Chiúta possui outros recursos naturais e faunísticos com maior destaque para a existência de florestas densas e diversificadas de grande valor comercial como pau-preto, umbila, chanfuta, mondzo e uma fauna bravia de variadas espécies, destacando-se cudos, elefantes, búfalos, leões, javalis, leopardos, pala-pala, entre outras.

De salientar que o distrito de Chiúta tem a sua sede em Manje e integra dois postos administrativos e oito localidades, ocupando uma superfície de 7.101 km2 e habitada por 75.410 pessoas, segundo o censo de 2007.

Noticias