Sociedade Criminalidade Altário recebe de volta documentos de viagem

Altário recebe de volta documentos de viagem

A decisão de confiscação do passaporte, Bilhete de Identidade e do bilhete de passagem aérea constavam de um conjunto de medidas restritivas de circulação impostas pela PIC a Altário Nhacuongue, ainda sob investigação em conexão com o caso.

A restituição dos documentos ocorreu depois que a Procuradoria da cidade de Maputo devolveu à PIC o processo relativo à perícia sobre o desaparecimento da jovem Atelísia, por insuficiência de provas para acusá-lo. Desta feita, ao que apuramos, a Procuradoria recomendou os agentes da PIC para prosseguirem com as investigações, aprofundando ainda mais a matéria de prova reunida.

Nesse contexto, a PIC decidiu levantar parte das medidas restritivas tendo, contudo, mantido a decisão de o acusado não deixar o país sem autorização. Aliás, um dos objectivos da PIC é que Altário deixe o país depois da vinda ao nosso país de uma equipa de peritos da Alemanha que estão a investigar o caso.

Os peritos da Polícia alemã deverão chegar ao nosso país até Setembro, segundo informações colhidas de fonte familiar da jovem desaparecida que mantém contacto regular com os agentes alemães. A vinda destes a Maputo como objectivo ouvir testemunhas das duas famílias (Nhacoungue e Cossa), no prosseguimento dos trabalhos de investigação iniciadas em Berlim. Aliás, esta foi uma das recomendações dadas pela Procuradoria à PIC para que espere pela chegada ao país da equipa de polícias da Alemanha, que iniciou com as investigações.

Recomendado para si:  Nacala: Agente da PRM detido por envolvimento em assaltos

Altário casou com Atelísia em 2006 e desde então viviam juntos na Alemanha, até ao desaparecimento da jovem há 17 meses.

O suspeito no caso chegou a prometer a família da esposa a contratação de um detective particular para ajudar nas buscas, o que até aqui ainda não aconteceu. O compromisso foi assumido numa reunião com familiares e amigos da desaparecida, que o exigiram provas de que ele estaria interessado na localização da Atelísia.

Altário continua a negar que tenha informações sobre o paradeiro da esposa. Reitera apenas que saiu para trabalhar e quando regressou ela já não se encontrava em casa.

Noticias