Economia Obras melhoram Praça dos Heróis

Obras melhoram Praça dos Heróis

A empreitada está a cargo da Sogecoa Moçambique, Lda., com o financiamento dos fundos do Estado.

Informações a que o “Notícias” teve acesso indicam que as obras em curso não vão alterar a actual estrutura da Praça dos Heróis, mas sim melhorar a sua imagem através da substituição do material usado para a edificação daquela infra-estrutura.

Essencialmente os trabalhos vão cingir-se na reabilitação dos sistemas interno e externo de iluminação, de rega, no melhoramento dos acessos e alargamento dos espaços para a concentração dos convidados às cerimónias de Estado.

Também se pretende melhorar toda a protecção da praça e o respectivo jardim, que terá dimensões ligeiramente menores em relação às actuais para dar lugar ao alargamento do pavimento.

Outra inovação a ser feita é a preparação do local para o uso do gás natural, cujas condutas estão a ser instaladas neste momento nas cidades de Maputo e Matola e ainda a transferência dos postes de iluminação para os passeios da praça.

“O que pretendemos é melhorar a imagem da Praça dos Heróis, que é um local histórico para todos os moçambicanos, mas não vamos alterar as actuais características da infra-estrutura”, afirmou a fonte.

Recomendado para si:  Banco de Moçambique sanciona bancos comerciais por incumprimento das normas antibranqueamento

A Praça dos Heróis começou a ser construída em Novembro de 1976 por perto de 50 trabalhadores de três empresas moçambicanas. A sua inauguração ocorreu no dia 3 de Fevereiro de 1977, 65 dias depois de ter sido concluída.

A área total da praça é de 84 metros quadrados. O diâmetro geral do monumento (estrela) é de 24 metros, com uma altura de 6 metros acima do nível do terreno e de 2 abaixo do mesmo nível.

Noticias