Nacional Moçambique e Zimbabwe lançam campanha de gestão de recursos hídricos

Moçambique e Zimbabwe lançam campanha de gestão de recursos hídricos

Representantes de Moçambique e do Zimbabwe lançaram semana finda em Chimoio, uma campanha conjunta de gestão integrada de recursos hídricos, ao longo da bacia do Púngue.

A campanha é uma iniciativa que se enquadra no programa transfronteiriço entre os dois países, com o objectivo de sensibilizar a população e outros utentes, a melhorar a gestão sustentável dos recursos hídricos na bacia do Púngue.

A directora-geral da ARA-Centro, Cacilda Machava, manifestou sua preocupação, pela poluição da água, através da mineração artesanal, facto que também preocupa as famílias que vivem nas margens do Púngue, bem como ao ambiente aquático.

A sensibilização das comunidades a absterem-se das práticas nocivas ao ambiente, entre outras estratégias, figuram nesta campanha que visa, igualmente, assegurar a qualidade da água para a prática da agricultura, piscicultura e consumo doméstico.

Com um comprimento de cerca de quatrocentos quilómetros, o rio Púngue é partilhado por Moçambique e Zimbabwe, estimando-se que mais de um milhão de pessoas vivem ao longo deste curso de água.

RM