A Ministra de Administração Estatal, Carmelita Namashulua, nomeou recentemente através do despacho, Gonçalves Maceda e José Jeremias como novos administradores para os distritos de Massinga e Inhassoro, respectivamente, e Elsa Maria da Conceição Tomo, como representante do Estado no município da cidade de Inhambane.
De acordo com o comunicado de imprensa do governo da província de Inhambane, os novos dirigentes substituem nos cargos Almor Francisco e Rodrigues Tamele, em Inhassoro e Massinga, respectivamente, que cessaram as funções, enquanto Elsa Tomo substitui o lugar da Elsa Armando, antiga representante de Estado no município da cidade de Inhambane, transferida para o distrito de Morrumbene onde a respectiva titular, Júlia Alfeu cessou também funções.
Gonçalves Maceda, membro do Comité Central da Frelimo, antigo secretário provincial da Mobilização e Propaganda no Comité Provincial de Inhambane, é funcionário do Estado no Instituto Nacional de Gestão das Calamidades Naturais, Delegação de Inhambane, enquanto José Jeremias era secretário permanente distrital em Zavala, cargo para o qual foi indicado quando era funcionário no Instituto Nacional de Acção Social, delegação de Inhambane. Por seu turno, Elsa Tomo era até à data da sua nomeação chefe do Património de Estado na Direcção Provincial do Plano e Finanças.
O governador da província de Inhambane, Agostinho Trinta, classificou a movimentação daqueles quadros como sendo uma actividade normal visando imprimir uma dinâmica cada vez melhor na Administração Pública, agora orientada para os resultados. No entanto, afastou a hipótese de que os quadros afastados dos cargos de direcção que exerciam nos distritos tenham a ver com mau desempenho.
“A rotação de quadros é processo normal na Administração Pública, portanto, qualquer funcionário no Estado está sujeito a ser movimentado nos termos da lei. Almor Francisco assim como Rodrigues Tamele deixam de ser administradores distritais, mas poderão receber outras tarefas. É assim no Aparelho do Estado”, esclareceu Agostinho Trinta.