Sociedade Chimoio introduz imposto predial

Chimoio introduz imposto predial

Com efeito, nos bairros Quatro, Cinco e Vila Nova foram abrangidos 3.849 talhões, sendo 1.086 talhões no primeiro, 1.193 talhões no segundo e 1.570 talhões, no terceiro bairro, respectivamente.

O presidente da edilidade, Raúl Conde Marques Adriano, que revelou o facto no decurso das recentes celebrações do 44º aniversário de elevação de Chimoio a categoria de cidade, afirmou que o trabalho prossegue com vista a abarcar todos bairros, findo o qual inicia a cobrança do imposto predial e taxas.

A cidade de Chimoio possui 33 bairros, mas Raul Conde Marques Adriano não revelou o número presumível de talhões que comportam os referidos bairros e que são susceptíveis de pagamento deste imposto. Disse que tal será conhecido com precisão quando terminar o processo em curso de cadastro e informatização da terra.

A cidade de Chimoio ocupa uma área de 174 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 238.728 habitantes, organizados em três postos Administrativos urbanos.

Na ocasião, Raúl Conde Marques Adriano referiu que no intervalo de 2012 a 2013, a edilidade procurou satisfazer as necessidades dos seus moradores, reconhecendo porém não o ter feito na íntegra como consequência de constrangimentos diversos.

Informou que nos bairros 1, 2, 3 e Eduardo Mondlane, localizados na chamada zona de cimento, a edilidade recolheu o lixo diariamente com a excepção dos domingos, e em todos os bairros procedeu a recolha de entulhos, para além de ter colocado a disposição dos munícipes 25 contentores de lixo nos diversos pontos.

Outra actividade realizada pelo Município de Chimoio refere-se a eliminação das águas negras no Prédio Manuel Nunes, o melhoramento do jardim da praça da Independência e colocação, nele, da uma estátua do malogrado Presidente Samora Machel. Os jardins defronte do Seminário de Santo António e dos trabalhadores foram igualmente objecto de reformas, sem contar com o tapamento de buracos, sinalização das estradas, capinagem das bermas e podagem das acácias.

Nos bairros 16 de Junho, 7 de Setembro, Josina Machel, Nhamaonha, 1º de Maio, 5 (FEPOM), Chissui e 25 de Junho, segundo Conde, foram edificados pontões de ligação que permitem a circulação de veículos e pessoas, para além de melhoramento das principais vias de acesso nos respectivos bairros numa distância de 95,25 quilómetros.

Recomendado para si:  Maputo: Criminosos intensificam roubos de gado e culturas em Impaputo

Outra actividade apontada pelo presidente do Município de Chimoio tem a ver com a abertura e montagem de amos 14 bombas de água nos bairros 4, 7 de Abril, Stanha, Chianga, Agostinho Neto, Nhaurir, Mudzingadzi, Tembwe, Heróis Moçambicanos, Hombwa e Nhamatsane e a manutenção de 16 outras já existentes.

A elaboração de planos parciais dos bairros 7 de Abril, Hombwa, Agostinho Neto, Heróis Moçambicano e Stanha e entrega de talhões aos munícipes, foi outra realização de destaque da edilidade, embora Raul Conde aponte que processo que tem vindo a ser ensombrado por conflitos de atribuição de talhões, ocupações ilegais e construções desordenadas.

Tal situação, segundo argumento, levou a edilidade redobrasse esforços em chamar atenção, mais uma vez, no sentido de todos munícipes observarem o princípio de que, a tarefa de atribuição de talhões e autorizações para a construção é de exclusiva competência do Conselho Municipal, através de atribuição de um título de posse do espaço e respectiva licença de construção.

RECEITAS MUNICIPAIS ATINGEM 113 MILHÕES DE METICAIS

As receitas municipais durante o período que separa este do aniversário do ano passado atingiram o equivalente a 113.1 milhões de meticais, segundo deu a conhecer o presidente daquela autarquia.

Raúl Conde Marques Adriano explicou que para o exercício de 2012 teria sido fixado uma receita de 130 milhões de meticais e durante o período em referência foi arrecadada a importância de 1131 milhões, correspondentes a 87 por cento de execução.

Com este montante, foi realizada a despesa no valor total de 106.7 milhões, o equivalente a 82 por cento do dinheiro colectado. Maior parte deste montante foi usada para suportar a aquisição de uma máquina niveladora que entretanto acabou avariando, criando transtornos na terraplanagem das ruas suburbanas.

Para além da niveladora que se encontra neste momento avariada, o edil de Chimoio informou ter sido adquirido um camião basculante que se ocupa no transporte de terra para tapar as covas criadas pelas águas da chuvas e erosão, um cilindro para compactar a terra e cinco viaturas ligeiras para o transporte dos técnicos em serviço.

Noticias