O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) conta com um novo Representante em Moçambique que passará a trabalhar baseado nos escritórios desta agência em Maputo, a capital do país.
Trata-se de Koenraad Vanormelingen que foi recentemente aceite pelo governo moçambicano, segundo indica um comunicado de imprensa do UNICEF em Moçambique, recebido pela AIM.
Falando na cerimónia da sua indicação, Vanormelingen disse que Moçambique registou progressos assinaláveis na saúde da criança e educação devido, em parte, ao apoio do UNICEF.
“Mais famílias estão a beneficiar de água potável e saneamento do meio nas áreas rural e peri-urbanas. A transmissão do HIV da mãe para bebé está a reduzir e há acções visando reduzir a malária e outras causas principais de mortes da criança e da mulher”, acrescentou ele.
Além disso, o novo Representante do UNICEF disse haver cada vez maior protecção da criança e outra população vulnerável contra a violência e abuso.
Ele destacou ainda o apoio do UNICEF ao governo e parceiros na assistência à criança e famílias.
“Com a última corrida nos próximos 1000 dias (que faltam para o prazo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio), agora temos que avançar mais resolutamente e juntos para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, disse ele.
Formado em Medicina, o congolês Vanormelingen é um alto funcionário das Nações Unidas e, dentre várias funções, já trabalhou como Representante do UNICEF em Angola e na República do Congo Brazzaville.
Ele substitui a Jesper Morch.
RM