Cultura Niassa: Guebuza rende homenagem a Magumbwa

Niassa: Guebuza rende homenagem a Magumbwa

O Presidente da República, Armando Guebuza, enalteceu os feitos de Francisco Orlando Magumbwa, Herói Nacional, considerando-o uma referência na luta contra a pobreza e na construção de um Moçambique melhor.

Segundo o estadista moçambicano, Magumbwa é, igualmente, “um exemplo que nos recorda que nesta Pátria de Heróis, os heróis nascem e crescem como cidadãos humildes, conhecidos apenas na sua aldeia mas que graças a forma como se apropriam e implementam a agenda do nosso Povo, transformam-se em referências da Pátria, sendo, por isso, reclamados como filhos dignos de toda a Nação”.

Guebuza falava durante as comemorações do 40/o aniversário da morte de Magumbwa, uma cerimónia que decorreu no povoado de Bábelo, localidade de Messumba, cerca de nove quilómetros da vila-sede do distrito do Lago, na província do Niassa, terra natal do Herói.

“As qualidades ímpares deste combatente da Luta de Libertação Nacional foram aqui destacadas porque se sente nele o exemplo e o orgulho de se ser moçambicano e de ser referência na construção da nossa Nação”, sublinhou.

Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano descreveu todo o percurso heróico daquele combatente pela pátria, tendo o considerado um exemplo vivo e dignificante de como a História dá a oportunidade de participar na sua redacção e enriquecimento.

Para Guebuza, a homenagem a Magumbwa constitui uma feliz ocasião de celebração da vida e obra de um compatriota que, com determinação e bravura, se empenhou em vencer muitos obstáculos para escrever belas páginas da História de Moçambique.

“O acto de hoje, cheio de historicidade, simbolismo e solenidade, representa mais um momento exaltante de homenagem e reconhecimento dos seus feitos e da sua vida dedicada ao nosso maravilhoso Povo que todos os oradores que nos antecederam, nesta cerimónia, fizeram questão de sublinhar”, disse Armando Guebuza.

Recomendado para si:  172 mil habitantes ameaçados por cheias e inundações na época chuvosa na província de Maputo

Niassa: Guebuza rende homenagem a Magumbwa

Com efeito, naquela ocasião, antigos colegas de infância e de guerrilha deixaram os seus depoimentos nas quais enalteceram as qualidades humanas e a coragem que sempre se evidenciaram durante todo o tempo da sua vida.

O Secretario Geral do Partido Frelimo, Filipe Paúnde, também elogiou as qualidades heróicas de Magumbwa, para quem “ele sempre foi um combatente pelo povo”.

Em Messumba, Guebuza visitou a residência e o cemitério da família Magumbwa, inaugurou um monumento erguido naquela localidade em memória do Herói Nacional, e orientou um Comício popular.

Francisco Magumbwa nasceu a 28 de Novembro de1940, naquele povoado de Bebelo. Ele é filho de Manuel Magumbwa e de Efrida Mponda.

Magumbwa juntou-se a FRELIMO em 1965 na base de Mepoche, a norte do distrito do Lago, a partir de onde começou a participar, de forma directa e efectiva, nas acções de luta de libertação nacional, através de assistência sanitária que providenciava aos combatentes, pois ele era enfermeiro de profissão.

Magumbwa viria a morrer a 4 de Janeiro de 1973, na zona de Naitoto, em Mepoche, ao cair numa emboscada da tropa colonial.

Magumbwa é o terceiro herói nacional a ser homenageado na província do Niassa, depois de John Issa (em 2008) e Paulo Samuel Kankhomba (2009).

RM