O Presidente da República, Armando Guebuza, enalteceu os feitos de Francisco Orlando Magumbwa, Herói Nacional, considerando-o uma referência na luta contra a pobreza e na construção de um Moçambique melhor.
Segundo o estadista moçambicano, Magumbwa é, igualmente, “um exemplo que nos recorda que nesta Pátria de Heróis, os heróis nascem e crescem como cidadãos humildes, conhecidos apenas na sua aldeia mas que graças a forma como se apropriam e implementam a agenda do nosso Povo, transformam-se em referências da Pátria, sendo, por isso, reclamados como filhos dignos de toda a Nação”.
Guebuza falava durante as comemorações do 40/o aniversário da morte de Magumbwa, uma cerimónia que decorreu no povoado de Bábelo, localidade de Messumba, cerca de nove quilómetros da vila-sede do distrito do Lago, na província do Niassa, terra natal do Herói.
“As qualidades ímpares deste combatente da Luta de Libertação Nacional foram aqui destacadas porque se sente nele o exemplo e o orgulho de se ser moçambicano e de ser referência na construção da nossa Nação”, sublinhou.
Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano descreveu todo o percurso heróico daquele combatente pela pátria, tendo o considerado um exemplo vivo e dignificante de como a História dá a oportunidade de participar na sua redacção e enriquecimento.
Para Guebuza, a homenagem a Magumbwa constitui uma feliz ocasião de celebração da vida e obra de um compatriota que, com determinação e bravura, se empenhou em vencer muitos obstáculos para escrever belas páginas da História de Moçambique.
“O acto de hoje, cheio de historicidade, simbolismo e solenidade, representa mais um momento exaltante de homenagem e reconhecimento dos seus feitos e da sua vida dedicada ao nosso maravilhoso Povo que todos os oradores que nos antecederam, nesta cerimónia, fizeram questão de sublinhar”, disse Armando Guebuza.
Com efeito, naquela ocasião, antigos colegas de infância e de guerrilha deixaram os seus depoimentos nas quais enalteceram as qualidades humanas e a coragem que sempre se evidenciaram durante todo o tempo da sua vida.
O Secretario Geral do Partido Frelimo, Filipe Paúnde, também elogiou as qualidades heróicas de Magumbwa, para quem “ele sempre foi um combatente pelo povo”.
Em Messumba, Guebuza visitou a residência e o cemitério da família Magumbwa, inaugurou um monumento erguido naquela localidade em memória do Herói Nacional, e orientou um Comício popular.
Francisco Magumbwa nasceu a 28 de Novembro de1940, naquele povoado de Bebelo. Ele é filho de Manuel Magumbwa e de Efrida Mponda.
Magumbwa juntou-se a FRELIMO em 1965 na base de Mepoche, a norte do distrito do Lago, a partir de onde começou a participar, de forma directa e efectiva, nas acções de luta de libertação nacional, através de assistência sanitária que providenciava aos combatentes, pois ele era enfermeiro de profissão.
Magumbwa viria a morrer a 4 de Janeiro de 1973, na zona de Naitoto, em Mepoche, ao cair numa emboscada da tropa colonial.
Magumbwa é o terceiro herói nacional a ser homenageado na província do Niassa, depois de John Issa (em 2008) e Paulo Samuel Kankhomba (2009).
RM