Sociedade Criminalidade Mais de 340 reclusos evadiram-se das cadeias moçambicanas em 2012

Mais de 340 reclusos evadiram-se das cadeias moçambicanas em 2012

Um total de 343 reclusos fugiu das cadeias moçambicanas em 2012, aumentando o número de prisioneiros evadidos no ano anterior (276), referem dados do Serviço Nacional das Prisões de Moçambique.

Durante uma reunião da entidade, o Serviço Nacional das Prisões de Moçambique fez saber que apenas 98 reclusos evadidos em 2012 foram recapturados, subindo em 55 por cento o número de reclusos reconduzidos à cadeia, em comparação com 2011.

O documento apresentado pelo Serviço Nacional das Prisões aponta a escassez de guardas prisionais como causa do elevado índice de fugas de prisioneiros.

Mais de 340 reclusos evadiram-se das cadeias moçambicanas em 2012

Existe um guarda prisional moçambicano para 13 reclusos, num universo de 15.879 prisioneiros contabilizados em Moçambique, indicou a fonte.

Em 2012, o Serviço Nacional das Prisões de Moçambique apreendeu 1.619 objetos e artigos proibidos na posse de reclusos, como resultado de 3.382 revistas.

Segundo o Serviço Nacional das Prisões de Moçambique, ainda em 2012, morreram 200 reclusos vítimas de SIDA.

RM

Recomendado para si:  Moçambique regista 17 mil mortes anuais por cancros de mama e colo do útero