Economia Agricultura Instalado primeiro Centro para pesquisa do caju

Instalado primeiro Centro para pesquisa do caju

Dados em nosso poder apontam que a iniciativa centra-se nos esforços do governo visando aumentar a produção e produtividade da castanha o que passa pela identificação, pesquisa e multiplicação de clones de alto potencial produtivo e tolerantes as doenças e pragas, os quais serão depois distribuídos aos produtores que vão beneficiar de transmissão de conhecimentos técnicos para o seu plantio e maneio integrado.

Como a componente de recursos humanos qualificados joga um papel influente na obtenção de resultados positivos, a iniciativa preconiza a criação de um colectivo de técnicos a vários níveis que trabalham no subsector do caju.

Parte dos técnicos licenciados serão submetidos dentro e fora do país à formações de curta e média duração para a obtenção dos níveis de mestrado e doutoramento visando melhorar o seu desempenho nas actividades do centro.

Especificamente, sobre o centro de Nassuruma, considerado maior do país pela sua capacidade de produção e multiplicação de mudas de cajueiro, será dotado de laboratórios equipados com a tecnologia de investigação do caju mais moderna proveniente dos países com larga experiência na matéria. Por outro lado, estão previstos edifícios residenciais para o corpo técnico entre outro pessoal e escritórios.

Entretanto, a criação de campos de ensaios para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de solos e agronomia, propagação e biotecnologia, protecção de plantas e fitopatologia, agroprocessamento e transferência de tecnologias aos produtores do sector familiar no esforço de capacitação para promover a melhoria dos seus rendimentos agrícolas e níveis de arrecadação de receitas para assegurar a transformação do nível de vida, são actividades que vão absorver parte significativa do investimento da iniciativa.

Filomena Maiopuè, directora do Instituto de Fomento do Caju sublinhou que outra grande importância deste projecto está focada no estabelecimento de mecanismos visando promover o aproveitamento integrado do falso fruto do caju, que embora estejam a ser desenvolvidas algumas actividades nesse domínio, urge acelerar o passo para completar o ciclo na cadeia de valor daquele produto que é uma das fontes de obtenção de renda por parte das comunidades.

Aquela dirigente destacou que as negociações entre o nosso governo e da República da China representados pelo Incajú e Catas, respectivamente visando o desembolso de parte do fundo para dar início as obras previstas para Nassuruma, estão bem encaminhadas.

Noticias