Sociedade Meio Ambiente CARVÃO MINERAL EM TETE – Coal India inicia segunda fase de prospecção

CARVÃO MINERAL EM TETE – Coal India inicia segunda fase de prospecção

“Contratámos a Tribeni Earth Movers, a mesma empresa que efectuou a primeira fase de prospecção, para iniciar a segunda, atendendo que os resultados preliminares da primeira fase são de modo a dar início à segunda”, disse o quadro, que não é identificado pelo jornal citado pela agência macauhub.

As amostras recolhidas na primeira fase de prospecção deverão chegar em breve aos laboratórios do grupo na Índia, cuja análise permitirá definir a qualidade do carvão presente nos dois blocos que o grupo detém em Moçambique.

O quadro do grupo CIL adiantou que uma terceira fase envolverá a realização de furos com uma extensão conjunta de 35 mil metros, tendo todo o processo de recolha das amostras e respectiva análise de ficar concluído no prazo máximo de 18 meses, devendo a exploração comercial iniciar-se dentro de dois anos.

A Coal India Africana Ltd, subsidiária controlada a 100 por cento pelo grupo CIL, que por sua vez controla a Coal India Mozambique, deverá vir a alienar uma participação de 15 por cento a uma entidade designada pelo Governo de Moçambique.

Há dias, o “The Wall Street Journal” noticiou que o grupo indiano estava a ponderar a possibilidade de devolver os dois blocos de carvão mineral em Moçambique devido à ausência de infra-estruturas logísticas para proceder ao seu escoamento.

Citando uma fonte da empresa, o jornal escreveu que o grupo Coal India deveria anunciar uma decisão final sobre os dois blocos em 2014, depois de proceder a uma avaliação tão correcta quanto possível da quantidade e da qualidade do carvão neles existente.

Noticias