Sociedade Educação V Feira de Educação abre 5ª feira em Maputo

V Feira de Educação abre 5ª feira em Maputo

Setenta e cinco instituições de ensino, nacionais e estrangeiras, confirmaram até ontem a participação na V Feira Internacional de Educação a decorrer nos dias 9,10 e 11 de Maio na cidade de Maputo.

 

Organizado pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação (CADE), em parceria com o Ministério da Educação, o evento tem como objectivo promover a orientação vocacional e profissional dos jovens e estudantes dos ensinos primário, médio, técnico-profissional e universitário, e criar oportunidades para uma reflexão sobre o papel da educação na construção do desenvolvimento.

Para já, e segundo dados divulgados pela organização, este ano está prevista a participação de um número considerável de instituições de ensino superior que operam no país, na sua maioria baseadas na cidade e província do Maputo, e as restantes nas províncias de Gaza, Inhambane, Sofala, Tete, Nampula e Cabo Delgado.

Do estrangeiro, segundo a organização, está confirmada a presença da Academic Agency (WASTI), da Republica Checa, do Colégio FAAG, do Brasil, além de uma importante delegação da República de Angola chefiada pelo Secretário de Estado da Educação para a Formação e o Ensino Técnico Profissional, que integra igualmente o Director Nacional do Ensino Técnico Profissional e outros quadros do sector naquele país.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

quinta-feira-educacao

Do programa do evento, cuja abertura deverá ser orientada pela Vice Ministra de Educação para o Ensino Técnico Profissional, Leda Hugo, fazem parte exposições de instituições, palestras, visitas de exploração vocacional e aplicação de testes vocacionais.

A nossa Reportagem apurou que estão agendadas cinco palestras, duas das quais a cargo das delegações brasileira e angolana, que deverão dissertar sobre os temas “A importância da escolha profissional: ética, responsabilidades, compromisso e prazer”, ”Proposta Formativa do Ensino Técnico Profissional para o Desenvolvimento Sustentado de Angola”, respectivamente.

As restantes três palestras terão como temas “Educação como chave de desenvolvimento socioeconómico”; “ Novas exigências educacionais e profissão docente” e “ Educar para desenvolver competências”, para os quais foram convidados oradores nacionais.

Do programa da Feira constam igualmente visitas a algumas escolas secundárias para exploração vocacional dos estudantes.

Jornla Notícias