Sociedade Meio Ambiente MICOA recomenda estudo sobre erosão em Marracuene

MICOA recomenda estudo sobre erosão em Marracuene

A ideia é que se possa determinar, com exactidão, o tipo e nível de intervenção a ser efectuado para conter a erosão. Dada a gravidade da situação, a elaboração do estudo deverá arrancar brevemente, com o envolvimento de técnicos de nível central e distrital.

Esta pesquisa irá igualmente recomendar soluções apropriadas para o problema da salinização dos solos que também afecta aquela região.

A Ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda de Abreu, disse, no fim da visita de quatro dias que efectuou à província do Maputo, que numa primeira fase procurou-se combater o fenómeno recorrendo à vegetação, que se pensava seria adequada, mas a salinização, provocada pela junção das águas do mar e do rio Incomati destruiu todas a vegetação, afectando mesmo os campos agrícolas das comunidades.

Para a Ministra, um dos grandes problemas que tem ser resolvido, e que constitui igualmente um dos principais desafios da sua instituição naquele distrito, é precisamente o da salinização dos solos.

“Então, o que recomendamos é que se fizesse um estudo profundo para verificar-se que tipo de intervenção pode ser feita de modo a termos o problema resolvido definitivamente, visto que as medidas anteriores não foram efectivas ou eficientes”, disse.

Alcinda de Abreu sublinhou que não é possível resolver o problema da erosão em Marracuene sem conter o problema da salinização, pois isso concorre para agudizar aquele fenómeno.

Por outro lado, as chuvas que caíram no primeiro trimestre do ano no país contribuíram para acelerar a degradação dos solos, acentuando, deste modo o problema da erosão que já está a afectar infra-estruturas vitais como estradas.

MICOA recomenda estudo sobre erosão em Marracuene

“Soubemos que algumas intervenções tinham sido feitas para minimizar a situação mas foram destruídas pela violência das chuvas. Isso nos obriga a termos que partir para intervenções mais robustas à semelhança do que acontece na capital do país, onde há um projecto para a contenção na zona costeira. Teremos que ver que experiências podemos emprestar ao distrito de Marracuene, vendo as soluções da cidade de Maputo ou mesmo dos distritos de Vilanculos e Magude”, disse.

Sobre Magude, Alcinda de Abreu mostrou-se satisfeito com as soluções encontradas pelas comunidades locais que permitiram parar a erosão que estava a destruir um dos principais corredores daquele distrito.

“Vimos essas soluções locais em Magude e recomendamos que se estude a sua eficácia de modo que possam ser replicadas. Isso nos anima, pois vimos que há medidas locais vão sendo encontradas. Certamente, estudos precisam ser feitos para garantir que sejam efectuados intervenções de grande vulto e duradoiras no combate a erosão. Mas também queremos ver replicadas as soluções que vão sendo encontradas em alguns distritos e que podem ser aplicadas em outros de acordo com as condições específicas”, recomendou a ministra.

 

Jornal Noticias

Destaques da semana