Politica Administração eleitoral moçambicana reconhece falhas no recenseamento

Administração eleitoral moçambicana reconhece falhas no recenseamento

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de Moçambique (STAE) reconheceu hoje falhas no recenseamento eleitoral, que decorre desde o dia 25 de maio, e prometeu resolver as deficiências na próxima semana.

Muitos postos de recenseamento para as eleições autárquicas de Novembro próximo em Moçambique ainda não começaram a funcionar, devido a problemas no material informático, impressoras dos cartões de eleitor e tinteiros.

Em conferência de imprensa, o director-geral do STAE, Felisberto Naife, afirmou que a instituição importou um novo lote de equipamento para substituir os aparelhos que não estão a funcionar, para que o recenseamento possa decorrer normalmente a partir da próxima semana.

Administração eleitoral moçambicana reconhece falhas no recenseamento

“Neste momento, já temos as impressoras e vamos iniciar a distribuição imediata para estabilizar a situação”, afirmou Felisberto Naife, dando conta da importação de 700 novas impressoras para substituir as que não estão a funcionar.

O director-geral do STAE apontou a falta de tempo no ensaio dos equipamentos usados no recenseamento como a causa dos problemas que se estão a verificar no processo.

O STAE, assinalou, “fará tudo para que os eleitores exerçam o direito ao voto nas próximas eleições autárquicas”.

O recenseamento para as próximas eleições autárquicas termina no próximo dia 25 de junho e o escrutínio irá decorrer em 53 municípios, 10 dos quais pela primeira vez.

RM