Assim, o início das aulas passa para 31 de Janeiro, em vez de 15, ficando todo o primeiro mês do ano reservado a férias escolares e dos professores. Dados em nosso poder indicam que das quatro propostas de alternativa ao calendário escolar, em debate neste momento, todos apontam para o dia 31 de Janeiro como a data ideal e oficial para a abertura solene do ano lectivo. As propostas apontam para 38 a 40 semanas lectivas.
Assim, o primeiro cenário esboçado para o Ensino Primário aponta para o período de 1 de Outubro a 31 de Dezembro como período para as matrículas dos novos ingressos, devendo o dia 27 de Janeiro ser reservado à apresentação dos professores nas escolas. O dia 31 de Janeiro será da abertura solene do ano lectivo, sendo que as aulas propriamente ditas, arrancarão a 4 de Fevereiro de cada ano.
Para este cenário foram delineadas 38 semanas de aulas com o primeiro trimestre a ser interrompido a 2 de Maio, devendo o segundo decorrer de 12 de Maio a 8 de Agosto. O terceiro trimestre será de 25 de Agosto a 14 de Novembro, e os exames da 1ª e 2ª épocas da 5ª e 7ª classe realizar-se-ão de 1 a 18 de Dezembro. A publicação dos resultados será feita até ao dia 29 de Dezembro. Os professores deverão gozar as suas férias de 30 dias no mês de Janeiro.
O segundo cenário apresentado para o Ensino Primário não difere muito do primeiro. Ele indica que as aulas decorrerão em 40 semanas lectivas. Contrariamente à primeira proposta, as aulas não terminarão no dia 14 de Novembro, mas sim no dia 28. Os exames finais da primeira chamada da 5ª e 7ª classes poderão ter lugar de 15 a 17 de Dezembro.
Para o ensino secundário, a proposta inicial aponta para o processo de matrículas a decorrer de 16 de Dezembro deste ano a 10 de Janeiro de 2014. Os professores e alunos deverão se apresentar na escola no dia 27 de Janeiro, para a abertura solene do ano lectivo a 31 de Janeiro e início das aulas a 4 de Fevereiro, devendo ao todo serem contabilizadas 38 semanas lectivas.
O primeiro trimestre irá decorrer até 5 de Maio, devendo o segundo decorrer de 12 de Maio a 8 de Agosto. O terceiro trimestre irá decorrer de 25 de Agosto a 14 de Novembro, com os exames da 1ª época da 10ª e 12ª classes a terem lugar de 24 a 28 de Novembro. Os exames da 2ª época decorrerão de 15 a 19 de Dezembro, e a publicação dos resultados a ser feita até 30 de Dezembro. As férias dos professores no secundário decorrerão no mês de Janeiro.
A segunda proposta para o ensino secundário, a decorrer em 40 semanas lectivas não se difere muito da primeira, com realce para o facto dos exames da 1ª chamada virem a decorrer de 8 a 12 de Dezembro e os da 2ª época de 15 a 19 de Dezembro. Os exames extraordinários do ensino secundário mudam de Julho para Agosto, sendo que os candidatos externos realizam os exames da segunda chamada do final do ano com os alunos internos. A segunda chamada normalmente é reservada aos considerados alunos faltosos.