Sociedade Meio Ambiente Zambezia – Abertos primeiros tanques de piscicultura

Zambezia – Abertos primeiros tanques de piscicultura

Os referidos tanques, a serem construídos com o apoio técnico e financeiro do Instituto Nacional de Aquacultura, pertencem à Associação O Calor do Inovador no Mundo da Tecnologia da Zambézia, que numa primeira fase abriu um tanque a título experimental, cujos resultados são bastante animadores, porquanto houve uma grande reprodução da tilápia.

O presidente daquela associação juvenil, Talbe Namureia, disse há dias em entrevista à nossa Reportagem que no ano passado foram adquiridos 1500 alvinos para a reprodução e os resultados foram surpreendentes esperando-se, depois da primeira venda, que sejam abertos outros tanques. Neste momento o tanque está repleto de peixe e a primeira venda será feita em Maio próximo, podendo ser comercializado a pessoas individuais ou estabelecimentos comerciantes.

Zambezia - Abertos primeiros tanques de piscicultura

Segundo o nosso entrevistado, com os rendimentos provenientes da primeira venda serão abertos mais cinco tanques. O trabalho de abertura de tanques irá decorrer com a monitoria do Instituto Nacional de Aquacultura para questões técnicas, como a profundidade e a distribuição da ração para os animais.

Actualmente aquela associação juvenil conta com 20 membros, dos quais 15 homens e cinco mulheres, e prevê ainda a integração de mais jovens voluntários. Os membros pretendem mostrar aos outros que há várias formas de combater a pobreza, porquanto a actividade está a gerar postos de auto-emprego.