Actualmente, a maioria das instituições do Estado funciona em instalações inadequadas, incluindo o gabinete do governador provincial, o que interfere na prestação de melhores serviços ao cidadão. Para o efeito, segundo a fonte, decorre neste momento um estudo que depois de concluído será submetido à votação, seguindo-se a sua implementação, numa zona que fica a sete quilómetros da cidade de Nampula.
Todavia, para a concretização deste projecto será criada uma equipa técnica multissectorial que vai monitorar todo o processo da construção da vila, tendo como responsável a direcção provincial das Obras Públicas e Habitação.
“Foi apresentado na sessão um documento relativo à criação das condições para a construção de uma vila administrativa, onde vai funcionar futuramente o governo provincial de Nampula. Como é sabido, algumas instituições do governo funcionam em pleno e outras em condições precárias, então há toda uma necessidade de reestruturar ou criar espaços favoráveis a um bom desempenho”, anotou Moisés Paulino.
O porta voz do governo provincial de Nampula acrescentou que tudo está sendo feito para que depois de ter sido aprovado o projecto se iniciem as obras.
Segundo constatou a nossa reportagem, por falta de instalações adequadas, algumas instituições do Estado em Nampula funcionam em edifícios de habitação. O problema já é antigo dai que a construção da referida vila é aguardada com grande expectativa, por todos .
A IV Sessão do governo provincial de Nampula também se debruçou sobre outros assuntos de interesse, com destaque para os referente à composição do quadro de pessoal da delegação provincial das Pescas que será instalada dentro em breve na cidade, e também para o plano de desenvolvimento territorial.