Sociedade Areias pesadas – Anulado concurso restrito para Chibuto

Areias pesadas – Anulado concurso restrito para Chibuto


CHIBUTO1913.jpg
Em 2011 o Ministério dos Recursos Minerais havia lançado o concurso restrito tendo em 2012 sido abertas as propostas que culminaram com o apuramento da empresa vencedora.

Em conformidade com os requisitos do concurso, a empresa seleccionada deveria negociar e assinar até à data-limite de 3 de Dezembro de 2012 um acordo para a implementação de um projecto para o desenvolvimento dos jazigos de areias pesadas de Chibuto.

Em comunicado, o MIREM informa que devido ao incumprimento dos prazos acima estabelecidos a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, determinou por despacho a anulação do Concurso Restrito lançado em 2011.

Esta não é a primeira vez que o Ministério dos Recursos Minerais recorre a medidas administrativas sobre o processo de concessão das areias pesadas de Chibuto.

Inicialmente o projecto, cujas actividades de prospecção e pesquisa iniciaram em 1997, esteve concessionado à BHP Billiton, que viu a sua licença cancelada devido ao incumprimento do calendário pré-estabelecido com o Governo moçambicano para o arranque da exploração.

Mais tarde foi a vez de uma outra companhia canadiana ver o processo de concessão da licença a ser cancelado depois de vencer o concurso lançado para o efeito alegadamente por falta de cumprimento de prazos.

Recomendado para si:  Daniel Chapo defende justiça mais inclusiva e acessível para todos os moçambicanos

Os estudos realizados até agora mostram haver em Chibuto mais de 72 milhões de toneladas de iliminite cuja exploração levaria pelo menos 30 anos. A zona, calculada em 10.840 hectares,  possui igualmente 2,6 milhões de toneladas de reservas provadas de zircão e 0,4 milhão de toneladas de rutilo.

Ao recorrer ao concurso para solicitar propostas para a exploração daqueles recursos o Governo pretende seleccionar uma companhia que de acordo com os termos de referência tenha linhas orientadoras e critérios de avaliação e que apresente o melhor plano para o desenvolvimento do depósito das areias pesadas de Chibuto, incluindo o desenvolvimento de infra-estruturas associadas ao projecto.

A reactivação do projecto das areias pesadas de Chibuto é aguardada com muita expectativa, sobretudo, por se acreditar que para além de contribuir para aumentar a receita para o Estado o seu desenvolvimento pode ajudar a resolver o défice dos postos de emprego naquela região, e na província de Gaza, no geral.

Destaques da semana