Sociedade Turismo Perto de 150 mil turistas: deverão escalar Inhambane

Perto de 150 mil turistas: deverão escalar Inhambane

Perto de 150 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, deverão escalar, durante a presente quadra festiva, as diversas estâncias turísticas da província de Inhambane, no sul do país. Com este movimento, as autoridades do sector esperam arrecadar 217.968 mil meticais resultantes da cobrança de diversas taxas de turismo.
Perto de 150 mil turistas: deverão escalar Inhambane
Dados divulgados pela direcção provincial de Turismo dão conta que dos turistas a escalar as 534 estâncias turísticas espalhadas pelos cerca de 700 quilómetros da costa de Inhambane, 74.105, o correspondente a 51 por cento do global, são estrangeiros, na sua maioria provenientes da vizinha África do Sul e os restantes 71.202, o equivalente a 49 por cento, são nacionais, grosso modo provenientes da capital do país.

Em termos da capacidade de alojamento, a província dispõe para esta quadra festiva de 14.566 camas, sendo que, até às vésperas do Dia da Família e do Natal que hoje se assinala, a taxa da sua ocupação andava na ordem de 80 por cento, ainda de acordo com fontes da direcção provincial de Turismo. Referiram que se espera que, esta semana, todos os estabelecimentos com reservas feitas desde o início do segundo semestre do presente ano seja confirmada a sua ocupação.

As autoridades do sector esperam que as chegadas desta época do turismo superem as do ano passado em que demandaram, em Inhambane, 118.422 turistas contra cerca de 150 previstos.

Os locais que registam movimento desusado de hóspedes que elegeram a costa de Inhambane para passarem a quadra festiva, são os distritos de Jangamo, nomeadamente as praias de Guinjanta, Baía dos Cocos e Paindane, Tofo, Barra, Tofinho e praias da Rocha, na cidade de Inhambane, Pomene e Morrungulo, em Massinga, ilhas do arquipélago de Bazaruto, nomeadamente, Benguerua, Magarugue e Cabo. S. Sebastião, em Vilankulo e Santa Carolina, em Inhassoro.

Canda, em Zavala, Závora, em Inharrime, e Lingalinga, em Morrumbene, são outros pólos de atracção de turistas de diferentes nacionalidades nesta quadra festiva ao nível da província de Inhambane.

A direcção provincial de Turismo desdobrou-se em campanhas de educação e sensibilização dos operadores turísticos para melhorar o aprovisionamento de alimentos e, em especial, de combustíveis para não defraudar as expectativas dos visitantes. Brigadas de fiscalização do sector de Turismo estão, igualmente, no terreno para garantir um ambiente festivo, fornecendo informações úteis, bem como a disseminação da legislação do sector aos operadores e, desta forma, evitar a sonegação dos impostos e incorrer em sanções previstas.

O director provincial de Turismo, Bento Nhassengo, disse que Inhambane continua, na sua opinião, a ser um dos melhores pólos atractivos de turismo no país, não só pela beleza da sua costa, mas sobretudo pelo ambiente e oportunidades de negócio que a província oferece.

O Governo, segundo argumenta, tem-se envolvido bastante na promoção turística, através dos festivais culturais, nomeadamente, de Tofo, Morrungulo e Vilankulo que realizam sempre no último dia de cada ano.