Segundo o presidente daquele órgão do poder local, Anselmo M’ponda, não se compreende que nesta fase de globalização que se opera no mundo inteiro, os munícipes de Dondo sejam obrigados a ter que formar longas filas nos guichés a partir das cinco horas e sejam roubados sobretudo pela EDM.
Como não se bastasse, o vice-presidente da Assembleia Municipal do Dondo, Ricardo Donco, foi ao pódio para, entre outras coisas, dizer que frequentemente o sistema “ON-LINE” regista avarias nos períodos de prazos fixados para o pagamento como pretexto para, injustamente, logo no dia seguinte multar o consumidor.
Donco foi ainda mais longe ao afirmar que o horário em vigor no país, na Função Pública é das 07.30 às 15.30 horas, mas, paradoxalmente, a EDM só atende no Dondo entre 8.00 e 13.00 horas, o que se torna bastante doloroso mormente para as pessoas que formaram a bicha desde 5.00 horas e sem ser atendidas no mesmo dia.
Por seu turno, o membro daquela Assembleia pela bancada da Frelimo, Domingos Fernando, alinhou pelo mesmo diapasão, acrescentando que o mais grave ainda é que a EDM nunca se responsabilizou pela danificação de electrodomésticos dos consumidores e, incluindo o FIPAG, nem fazem leitura dos consumos, preferindo guiar-se em cálculos fictícios.
“Nós somos representantes do povo e estamos cansados destas reclamações. Já na passada XV sessão da Assembleia Municipal do Dondo solicitamos a presença dos representantes da EDM e FIPAG para melhor se esclarecerem sobre estas inquietações e, mais uma vez nesta XVIII sessão, determino que tenhamos presentes os mesmos dirigentes”- sentenciou M’ponda.
Tentativas de busca imediata dos visados culminaram apenas com a localização do responsável da EDM na região, Joel Gobe, cujos esclarecimentos aos membros da Assembleia Municipal do Dondo não foram convincentes, como leituras fictícias no consumo de energia por constantes ausências dos clientes nos domicílios e das bichas por causa do Dondo ser único distrito de Sofala com sistema “ON-LINE”, abarcando assim consumidores de outras regiões.
Por lei, segundo aquele gestor, as multas na facturação só são aplicáveis oito dias depois e não logo no dia seguinte cuja versão, entretanto, se contraria com a actual realidade do sector. Em relação à reparação dos electrodomésticos danificados reconheceu como complexo por carecer do envolvimento de uma comissão mista da EDM e Governo, através da Direcção Provincial de Energia e Recursos Minerais.
No que se refere ao incumprimento do horário, Gobe argumentou haver ordens da instituição no atendimento até 13.00 horas por questões de segurança para permitir tempo para depositar a receita na instituição bancária diariamente. Contudo, assegurou que as reclamações de subfacturação e longas filas só vão ser ultrapassadas com a introdução do chamado sistema Credelec “ON-LINE”, prevista para Julho do próximo ano.