Nacional Altas temperaturas e chuvas durante as festas

Altas temperaturas e chuvas durante as festas

Os termómetros vão subir gradualmente a partir do próximo sábado no sul do país podendo atingir 34 graus no dia 24, altura em que deverão ocorrer chuvas em regime fraco acompanhadas de trovoadas.

Altas temperaturas e chuvas durante as festas
Dados apresentados ontem, em Maputo, pelo meteorologista Sérgio Buque, indicam que, no dia 24 de Dezembro, para Maputo prevê-se uma temperatura de 34 graus, Xai-Xai 36, 37 a 38 no interior da província de Gaza e 33 em Inhambane.
Ainda para a zona sul está igualmente prevista a ocorrência de chuvas fracas, menos de dez milímetros em 24 horas nos dias 24 e 25, principalmente na província de Maputo, que poderão ser acompanhadas de trovoadas. 
No centro e norte, segundo Sérgio Buque, a previsão aponta para uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas de forma intermitente. 
`Começou a chover a partir dos primeiros dias de Dezembro. Essas chuvas continuarão durante os próximos dias, principalmente nas províncias de Tete, Nampula, Cabo Delgado e Niassa´, disse.
Em termos de temperaturas, não se espera grande flutuação, excepto para os casos de Tete e Zambézia, onde se esperam igualmente temperaturas elevadas no dia 25 de Dezembro. 
Em relação ao período da passagem do ano, há pequena probabilidade de ocorrência de chuvas no sul do país, principalmente no interior da província de Maputo e de Gaza e no centro/norte, particularmente em Tete, Manica, Zambézia, Nampula e Niassa, onde deverá ocorrer uma precipitação moderada. 
Os actuais dados sobre a previsão do tempo referente ao período das festas foram colhidos ontem em Maputo num encontro que serviu para tornar pública a previsão actualizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que resulta do consenso alcançado pelo Fórum de Previsão Climática da SADCC (SARCOF), que esteve reunido de 4 a 14 deste mês em Lusaka, na Zâmbia. 
Um dos resultados a reter a partir da previsão actualizada aponta que a região sul do país, em particular a província de Maputo e parte sul de Gaza, deverá enfrentar escassez de chuvas durante o período de Janeiro a Março do próximo ano.