Sociedade Praia da Costa do Sol já conta com 12 salva-vidas

Praia da Costa do Sol já conta com 12 salva-vidas

Os 12 nadadores salva-vidas formados há dias, na cidade de Maputo, já podem actuar na praia da Costa do Sol, onde se espera que venham a contribuir para a redução das mortes por afogamento que se registam naquela zona, principalmente no Verão.
Praia da Costa do Sol já conta com 12 salva-vidas

O grupo, constituído por moradores do bairro da Costa do Sol e pescadores que operam naquela zona costeira, demonstrou, na tarde de sexta-feira, estar em condições de intervir em diferentes formas de salvação.

A iniciativa, orçada em 300 mil euros, é da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e visava também capacitar 25 voluntários em primeiros socorros para intervir na mesma área.

Segundo Paqui Milan, da CVM espanhola, o objectivo do programa é criar um dispositivo de emergência em resgate aquático na praia da Costa do Sol, que engloba ainda a instituição de um módulo de atendimento a vítimas de incidentes tais como cortes e ferimentos.

“Este trabalho é resultado da gemelagem entre o município de Maputo e sua congénere de Barcelona, na Espanha e surgiu da necessidade de reduzirmos as mortes por afogamento nas praias da capital”, disse.

Recomendado para si:  Maputo: Criminosos intensificam roubos de gado e culturas em Impaputo

Milan disse ainda que, em caso de mau tempo e pessoas que tenham consumido álcool, a equipa irá sensibilizar sobre os riscos do mergulho e impedir que estes possam terminar vitimadas pelas águas da praia.

“A ideia é que sempre que haja mau tempo os nadadores informem as pessoas sobre os riscos que isso acarreta, e impedir que pessoas que estejam sob efeito de álcool mergulhem”, explicou.

Para Juca Guibango, líder comunitário do bairro Costa do Sol, a criação deste mecanismo reveste-se de extrema relevância para os frequentadores daquele local, uma vez que pode reduzir as mortes que se testemunham na estação que se avizinha.

“A iniciativa é bem-vinda ao nosso bairro e à nossa praia porque quando chegasse esta altura do ano ficávamos preocupados com as mortes que se davam por afogamento”, elogiou o líder.

O início de actividade do corpo de resgate aquático está previsto para Dezembro altura em que a praia regista maior afluência e trabalhará aos fins-de-semana e feriados.