Com esta iniciativa, espera-se que seja possível, segundo os promotores, atrair a atenção de um nicho de mercado emergente e promover as trocas comerciais entre os dois países, particularmente em produtos em que Portugal tem a tradição de ser competitivo internacionalmente e que hoje não são importados para Moçambique em quantidades significativas, única e exclusivamente por falta de conhecimento e o hábito de se ir comprar a partir de outros mercados.
Espera-se ainda com esta iniciativa promover um incremento de viagens deste grupo-alvo entre Moçambique e Portugal, favorecendo assim o ambiente de negócio para as agências de viagens moçambicanas.
Durante o primeiro embarque, os representantes da AVITUM e da DANA AGENCY manifestavam-se optimistas em relação à viagem e seus objectivos.
Noor-Momade, presidente da AVITUM, disse que este grupo de moçambicanos estará em Portugal com visitas agendadas na cidade de Lisboa e Porto e deverá partir de regresso a Maputo no próximo dia 25 de Outubro, altura em que “ esperamos poder anunciar mais detalhes sobre esta experiência pioneira”.