Economia Governo quer evitar subida de preços no Natal

Governo quer evitar subida de preços no Natal

O governo moçambicano avisou que são limitadas por lei as margens de lucro numa dezena de produtos cuja procura poderá aumentar durante o Natal.
Governo quer evitar subida de preços no Natal
O Ministério da Industria e Comercio prometeu aliás durante a quadra festiva do Natal e do fim de ano, ser implacável contra comerciantes que tentarem subir com os preços de 12 principais produtos, geralmente mais procurados neste período.

Entre os referidos produtos, o destaque vai para cereais, frango, peixe, açúcar, óleo alimentar, batata, cebola e tomate.

Segundo fez saber a nossa fonte, Gabriel Muianga, Director Nacional do Comércio, presentemente a instituição que representa está a desencadear diversas acções de sensibilização com vista a preservar a ordem económica através da transparência na fixação de preços dos produtos.

Muianga lembrou que ano passado o governo aprovou o regulamento de fixação de margens de lucro pelos comerciantes, e o trabalho que está sendo levado acabo visa exactamente monitorizar o seu comprimento.

Paralelamente a estas acções, o ministério da Indústria e Comércio, de acordo com o director Nacional do Comercio, está a fazer de tudo para assegurar a maior oferta possível de produtos na quadra festiva, o que vai ajudar para estabilizar o preço aplicado.

Muianga fez no entanto notar que actualmente se regista uma subida no mercado internacional de preço de cereais, principalmente do trigo e do milho. A fonte admitiu uma eventual súbita no preço destes produtos, mas de forma moderada, uma vez que ainda há ainda `muito produto no mercado interno´.