Tecnologia 154 jornais brasileiros abandonam Google News

154 jornais brasileiros abandonam Google News

154 jornais brasileiros vão deixar de estar indexados no Google News, uma vez que a empresa não quer pagar a utilização dos conteúdos.
154 jornais brasileiros abandonam Google News
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Brasil decidiu retirar os seus conteúdos do Google News, pelo facto de o gigante da Internet se recusar a pagar a utilização dos mesmos.

“O Google News beneficia comercialmente destes conteúdos de qualidade e nega-se a discutir um modelo de remuneração pela produção destas matérias”, disse o presidente da ANJ, Carlos Lindenberg Neto, durante a 68º Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que decorreu esta semana em São Paulo.

O Google, por sua vez, defende que não tem qualquer responsabilidade em pagar os conteúdos jornalísticos, uma vez que o seu serviço já possibilita grandes quantidades de tráfico aos sites pelo facto de os conteúdos estarem concentrados num portal de notícias.

O presidente da ANJ discorda: “O Google não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduz as possibilidades dos internautas lerem a história completa nos jornais”, disse Lindenberg Neto, citado pela revista Exame Brasil.

Segundo a mesma fonte, há dois anos tinha sido acordado que o Google News só mostraria uma linha de cada notícia para atrair mais leitores para cada notícia, no entanto, durante a Assembleia Geral da SIP chegou-se à conclusão de que isso não era suficiente, pelo que decidiram abandonar o Google News.