O insólito registou-se no terminal de `chapas´ da Praça dos Combatentes, vulgo Xiquelene, cidade de Maputo.
O motorista de nome Ernesto José acabava de descarregar passageiros que os vinha transportando da Baixa da cidade para a Praça dos Combatentes, num local próximo à entrada do terminal. Em seguida outros passageiros que queriam apanhar a mesma viatura em direcção à baixa começaram a invadir o carro, entrando na viatura, à força. Os agentes da polícia municipal que regulam o transporte semi-colectivo viram e actuaram.
Os polícias algemaram logo o motorista ao volante da sua própria viatura, deixando-o preso sem poder conduzir nem abandonar o carro. Antes de ser algemado junto do volante, Ernesto José conta que foi vítima de espancamento pela parte dos agentes da Polícia, cena que a nossa Reportagem não testemunhou. Apenas chegamos quando estava preso ao volante do seu carro através de duas algemas que cada uma juntava as mãos ao volante.
O motorista José só foi solto depois da intervenção da população que não gostou da actuação da Polícia e às gritarias no local ameaçava espancar os agentes para arrancar as chaves das algemas e soltar o jovem.
Os agentes foram fortemente vaiados e por pouco não foram agredidos pela população que condenava o acto…