A Polícia Municipal da cidade de Maputo refere que as multas aplicadas por irregularidades em diversos sectores de actividade no município de Maputo, na semana passada, de 20 a 25 de Agosto em curso, resultaram em cerca de 195.200,00 meticais.
O chefe da Repartição de Educação Cívica na Polícia Municipal de Maputo, o sub-inspector, Enoque Safrão, precisou nesta terça-feira em declarações exclusivas ao Canalmoz que no período em análise, a Polícia Camarária aplicou 22 multas por desvio e encurtamento de rotas por parte dos transportadores semi-colectivos.
Enoque Safrão acrescentou que outras 235 multas foram aplicadas por falta de pagamento de Imposto Autárquico de Veículos (IAV), 113 multas por diversas irregularidades e 10 ao abrigo da portaria 17548, referente à poluição sonora e porta aberta.
De acordo com o porta-voz da Polícia Municipal da cidade de Maputo, ao longo dos dias 20 a 25 de Agosto, a corporação camarária parqueou 135 veículos, tendo acompanhado 1 obra e 46 descargas.
Sobre os documentos retidos, a nossa fonte precisou que 22 cartas de condução e 147 livretes foram apreendidos pela Polícia Municipal da cidade de Maputo.
No total, ainda de acordo com Enoque Safrão, foram fiscalizadas 2559 viaturas em seis dos sete distritos municipais, na Direcção Municipal de Mercados e Feiras, na Praça dos Combatentes, também conhecido por Xiquelene e na reserva do Comando da Polícia Municipal.
No concernente ao Piquete, também conhecido por gabinete de permanência ou oficial dia, o nosso entrevistado disse que foram atendidos 99 casos, contra 109 da semana anterior, sendo 86 casos apresentados por homens e outros 13 por mulheres.
Por outro lado, o oficial de permanência da Polícia Municipal registou 20 casos de denúncias, dentre os quais 2 casos sobre transportadores de passageiros e um de perca de carteira de uma mulher que, segundo Enoque Safrão, continha 2 mil meticais.
O chefe da Repartição de Educação Cívica na Polícia Municipal precisou que no distrito municipal de Nhlamankulo foram encerradas ao longo do período em análise 27 barracas, no KaMpfumo 05 barracas, no distrito de KaMaxaqueni 41 barracas e 7 multas.
Outras seis barracas foram fechadas segundo as autoridades no distrito municipal de KaMavota onde igualmente uma multa foi aplicada ao abrigo da porta aberta. E no distrito municipal de KaMubukwana, 19 barracas foram encerradas e 2 aplicadas multas.
Esses dados, segundo a nosso interlocutor, representam uma tendência de diminuição em comparação com os períodos anteriores, isso graças ao trabalho de sensibilização que tem sido levada a cabo pela Polícia Municipal de Maputo.
Campanha de fiscalização de licenças
Sobre a campanha de fiscalização de licenças aos transportadores semi-colectivos que arranca em Setembro, a fonte disse não ter sido decidida até agora “a data exacta para o arranque da operação”. “Nós ainda continuamos a apelar as pessoas para aderirem ao licenciamento que já decorre há 3 meses, porque não gostaríamos de apanhar as pessoas em contra pé”, disse o chefe da Repartição de Educação Cívica na Polícia Municipal.