Os distritos de Gondola, em Manica e Nhamatanda, em Sofala, já dispõem destes espaços descritos pelo director-geral do Instituto Nacional de Transporte Terrestre (INATER), Issufo Taibo, como sendo importantes para a redução da onda de indisciplina protagonizada pelos motoristas que é caracterizada pelo estacionamento e parqueamento em lugares impróprios.
Na recente reunião que manteve com diversos organismos estatais e privados, com destaque para a associação dos transportadores, Issufo Taibo avançou que os Governos provinciais de Manica e Sofala pretendem com muita urgência acabar com a desordem que impera naquele cruzamento.
O director-geral do INATER lamentou assim o facto de muitos camionistas embarcarem por tais acções, numa zona que se tem conhecimento que é muito movimentada.
Há vezes em que os motoristas abandonam os seus camiões numa das faixas da estrada, embaraçando assim o trânsito. Alguns destes indivíduos vão depois consumir álcool e prostituir-se, enquanto outros vão simplesmente descansar.
Issufo Taibo lançou igualmente um apelo aos proprietários dos camiões no sentido de sensibilizarem os seus motoristas para abandonarem estas práticas perigosas. Na ocasião o dirigente defendeu igualmente que a indisciplina não só ocorre naquele cruzamento, como também quando estão em movimento.
“Temos conhecimento que alguns motoristas dos camiões de longo curso às vezes deixam os seus ajudantes a conduzirem, sendo esta uma das razões da ocorrência de acidentes”.