Elites ocupam Vila Olímpica de Maputo

O Fundo de Fomento de Habitação (FFH) divulgou a lista de 63 `antigos combatentes´ apurados para ocupar igual número de apartamentos na Vila Olímpica do Zimpeto, em Maputo.
Vila Olímpica

Nela figura gente com dinheiro bastante para comprar apartamentos a pronto pagamento ou a prestações mais substanciais.

Muitos dos beneficiários dos apartamentos da Vila Olímpica são figuras da elite política e económica nacional, que vivem em mansões luxuosas nos bairros da Polana e Sommerschield, os mais nobres bairros da capital moçambicana. Da lista constam ministros em exercício e ex-ministros. Ex-governadores provinciais, ex-presidentes de Conselhos de Administração (PCA) de empresas renomadas.

Constam figuras que, pela pujança económica que têm, não necessitam de tais apartamentos subsidiados em 38% pelo Estado e com juros bonificados, de apenas 5%, vendidos a crédito de longo prazo (25 anos).

Quase todos os beneficiários já possuem muitas casas próprias em seu nome, muitas delas que até receberam gratuitamente do Estado. O que fizeram neste caso da Vila Olímpica foi requisitar apartamentos em seu nome e depois passá-los a seus filhos e outros familiares directos.

Da lista divulgada pelo Fundo de Fomento de Habitação como beneficiários, o Canal de Moçambique detalha os mais conhecids da praça, nomeadamente: Alberto Chipande, Filipe Nyussi, Carmelita Namashulua, Deolinda Guezimane, João Pelembe, João Américo Mphumo (Sócio da Home Center e Clínica Cruz Azul), Raimundo Pachinuapa, Raimundo Maico Diomba entre outros.

Estes antigos combatentes receberam os apartamentos de forma privilegiada e sem sorteio. E agora passaram-nos para os seus filhos e outros parentes, conforme atesta a lista a que o Canal de Moçambique teve acesso.

Entretanto, o Canal de Moçambique ouviu o Fundo de Habitação, nomeadamente o Director de Planificação e Investimentos, Borges da Silva, sobrre este tipo de concurso em que o pai é que beneficia da casa, mas o filho é que assina o contrato. O director do FFH disse que `houve um erro de digitação na lista publicada´. Na verdade quem concorreu não são os pais, mas sim, os filhos dos antigos combatentes…