Sociedade Transportes Falta de combustível dificulta funcionamento de embarcações

Falta de combustível dificulta funcionamento de embarcações

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

A reclamação foi apresentada ontem ao Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, durante o comício popular que orientou em Divinhe, distrito de Machanga, no quadro da sua presidência aberta e inclusiva àquela província.
De acordo com a população, as embarcações em causa, uma ambulância e outra de transporte de passageiros, possuem motores com uma grande capacidade e, portanto, consomem elevadas quantidades de combustível, o que está acima da capacidade das autoridades locais (postos administrativos e localidades).

“A embarcação de transporte de passageiros que fazia o trajecto Divinhe-Chiloane-Beira só funcionou dois meses e ficou parada porque não tem combustível”, disse José Afonso, um cidadão residente em Chiloane e que esteve presente no comício.

Devido a essa situação, os residentes de Chiloane dizem que são obrigados a recorrer a pequenas embarcações que não oferecem melhores condições de comodidade e segurança. E, por isso, pedem ao Governo embarcações com menor capacidade de consumo de combustível.

Outros intervenientes no evento enalteceram o papel do Governo na melhoria das suas condições de vida, mas pediram a electrificação do seu distrito com energia produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e que é distribuída por uma rede nacional, a montagem de antena de televisão, a asfaltagem das principais rodovias, entre outros pedidos.