Sociedade Transportes Ameaça de recolha de cinquenta autocarros alocados à FEMATRO

Ameaça de recolha de cinquenta autocarros alocados à FEMATRO

OS cinquenta autocarros concedidos pelo Estado à Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), a título de crédito, podem ser recolhidos pela falta de pagamento das prestações referentes ao financiamento da sua aquisição.
Fematro.jpg
A posição foi apresentada pelo Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC), entidade envolvida na aquisição e concessão dos autocarros, que alega a falta de pagamento de um valor de mais de 9 milhões de meticais, com tendência ao agravamento, que foram envolvidos na compra dos veículos.

Fonte do FTC garante que a FEMATRO já foi notificada para cumprir a sua parte no contrato, de modo a que se possa ter o retorno do investimento efectuado em 2010, como forma de minimizar a crise de transporte que abalava as cidades de Maputo e Matola.

A ameaça de retirada dos autocarros surge em virtude de a falta de pagamento das prestações estar a impedir o cumprimento do projecto de aquisição faseada de um total de 400 autocarros para o sector privado.

O memorando de entendimento para a compra destes autocarros foi financiado entre as partes, sendo que o primeiro lote de 50 autocarros foi adquirido em 2010. Na ocasião, a FEMATRO comprometeu-se a reembolsar 50 por cento dos juros e 90 por cento do capital, ficando o remanescente sob responsabilidade do FTC.

O financiamento foi aprazado para 5 anos e volvido cerca de ano e meio da vigência do contrato, segundo FTC, os mutuários não estão a honrar o compromisso assumido…