Alfândegas apreendem uma tonelada de mariscos

Abalone.jpg
As alfândegas de Moçambique apreenderam, ontem, uma tonelada de abalone, uma espécie de marisco cuja captura é altamente proibida a nível internacional, por estar em vias de extinção. Presume-se que a mercadoria tenha sido contrabandeada na vizinha África do Sul e tinha como destino final Hong Kong, China.

A mercadoria foi apreendida na manhã desta quarta-feira,  pelas Alfândegas de Moçambique, no terminal de carga do Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo.

Abalone é uma espécie de marisco cuja captura e comercialização são altamente proibidas em todo o mundo. São mil quilogramas apreendidos, o equivalente a uma tonelada, armazenados em 34 caixas. Não é conhecido o seu valor oficial, mas no mercado negro asiático, onde tem o seu potencial mercado, o seu preço varia de 2 500  a cinco mil dólares americanos, o que significa que a mercadoria apreendida pode estar avaliada em cerca de cinco milhões de dólares.

A mesma chegou ao aeroporto de Maputo, através da Kenya Airwais, mas presume-se que tenha sido contrabandeada na África do Sul e era para ser exportada para Hong Kong, uma das cidades mais desenvolvidas da China.