Destaque Irã e Israel suspendem ataques após apelo dos Estados Unidos

Irã e Israel suspendem ataques após apelo dos Estados Unidos


As Forças Armadas do Irã anunciaram, nesta segunda-feira (08), a suspensão da recente série de bombardeios contra Israel, em resposta aos ataques israelenses na capital libanesa, Beirute, conforme noticiado pela mídia estatal persa. 

Imediatamente após, as forças israelenses seguiram o mesmo caminho, atendendo a um apelo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações foram reportadas pela agência Reuters e pela rede de televisão israelense Canal 12.

O comunicado do Quartel-General Khatam al-Anbiya, transmitido pela televisão estatal iraniana, afirma: “Anuncia-se a suspensão das operações das forças armadas; contudo, enfatiza-se que, caso as agressões e as maldades continuem — inclusive no sul do Líbano — acções muito mais severas e esmagadoras do que antes estarão a caminho.”

O texto do Exército iraniano destacou que uma “resposta dolorosa” foi dada a Israel, marcando a primeira troca de ataques desde o cessar-fogo acordado em Abril.

“Após as agressões e maldades do regime sanguinário sionista no sul do Líbano e na região de Dahiyeh, realizadas com o apoio dos criminosos Estados Unidos, as poderosas forças armadas da República Islâmica do Irã, em apoio ao povo oprimido do Líbano, deram uma resposta dolorosa a este regime. Uma resposta da qual o regime falso sionista e os seus apoiadores devem tirar uma lição”, enfatizou o comunicado.

Recomendado para si:  Trump abandona entrevista após ser questionado sobre provas de fraude eleitoral

O presidente Donald Trump manifestou-se após os bombardeios, afirmando: “Ambos os lados, Israel e Irã, estão buscando um cessar-fogo imediato! As negociações finais sobre a ‘paz’ estão em andamento, sujeitas a que a ignorância ou a estupidez as atrapalhem. O bloqueio permanecerá em vigor, com toda a sua força e efeito, até que um ‘acordo final’ seja alcançado. As coisas devem avançar rapidamente.”

Os Estados Unidos actuam como intermediários nas negociações de paz entre Israel e Líbano. Apesar de os governos de ambos os países terem alcançado um acordo de cessar-fogo, o grupo libanês Hezbollah nunca acatou, e os ataques israelenses no Líbano nunca cessaram.

Destaques da semana