Internacional Vaticano inova com traduções de missas em 60 idiomas por inteligência artificial

Vaticano inova com traduções de missas em 60 idiomas por inteligência artificial

O Vaticano anunciou que, a partir da próxima semana, disponibilizará traduções em directo das missas em 60 línguas, utilizando tecnologia de inteligência artificial (IA). 

Este novo serviço visa facilitar o acompanhamento das celebrações religiosas pelos fiéis, especialmente durante as importantes cerimónias na Basílica de São Pedro, que celebram o quarto centenário da dedicação da igreja, compreendido entre 1626 e 2026.

O cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário-geral da Cidade do Vaticano, afirmou que “há séculos que a Basílica de São Pedro acolhe fiéis de todas as nações e línguas”. Com esta iniciativa, o Vaticano pretende servir a missão que define a Igreja Católica, que se caracteriza por uma vocação universal.

A tradução será acessível através de um código QR, que os participantes podem escanear à entrada do Vaticano. A partir desse momento, os fiéis terão acesso a traduções em tempo real, tanto em áudio como em texto, directamente nos seus dispositivos, sem necessidade de instalar qualquer aplicação.

O sistema de tradução recorre à tecnologia desenvolvida pela IA chamada Lara, criada pela empresa de soluções linguísticas Translated, em colaboração com a Carnegie-AI LLC e o professor Alexander Waibel, um dos pioneiros na tradução de fala através de inteligência artificial.

Recomendado para si:  Explosão em loja de fogo-de-artifício mata oito na província de Jiangsu

Destaques da semana