Destaque Trump lança acção judicial contra a BBC exigindo 10 mil milhões de...

Trump lança acção judicial contra a BBC exigindo 10 mil milhões de dólares

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou uma queixa judicial contra a BBC, exigindo uma indemnização de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,5 mil milhões de euros) por difamação, alegando que a estação pública britânica veiculou uma edição de vídeo enganadora.

A acção, protocolada num tribunal federal em Miami, alega difamação e violação de uma lei da Florida que regulamenta práticas comerciais enganosas e desleais. Na queixa, Trump solicita um montante mínimo de cinco mil milhões de dólares (4,25 mil milhões de euros) por cada uma das duas acusações, totalizando assim os 10 mil milhões de dólares.

“Eles literalmente colocaram palavras na minha boca”, afirmou o bilionário de 79 anos em declarações à comunicação social na segunda-feira. Há algumas semanas, Trump já havia mencionado a possibilidade de exigir até cinco mil milhões de dólares à BBC.

Um porta-voz da equipa jurídica de Trump denunciou que “a BBC, outrora respeitada e hoje desacreditada, difamou o Presidente Trump ao alterar intencionalmente, maliciosamente e de forma enganosa o seu discurso, com o objectivo flagrante de interferir nas eleições presidenciais de 2024”.

Recomendado para si:  CEDEAO elogia libertação condicional de líderes políticos na Guiné-Bissau

O porta-voz acrescentou que a BBC tem um historial de enganar o seu público na cobertura relacionada com Trump, servindo uma agenda política de esquerda.

Destaques da semana