A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) anunciou que Moçambique possui mais de 300 mil toneladas de produtos básicos para atender à demanda durante a quadra festiva.
Em conferência de imprensa, a Inspectora-geral da INAE, Shaquila Mahomed, confirmou a fiscalização das actividades económicas em todo o país com o objectivo de assegurar a disponibilidade de bens essenciais no período natalício e de fim de ano. “Foram identificados estoques apropriados, totalizando 322.574 toneladas de produtos básicos,” declarou Mahomed.
O relatório revelou que a zona centro é a mais abastecida, com 197.269 toneladas, seguida pela zona sul, com 72.054 toneladas, e a zona norte, com 53.251 toneladas. Contudo, a Inspectora-geral alertou para uma possível escassez de carapau 16 na província de Inhambane.
Durante as actividades de fiscalização, a INAE inspeccionou 121 talhos e peixarias, além de 127 estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas. Destes, três talhos e 53 estabelecimentos de bebidas foram suspensos devido a infracções graves. “No distrito de Marracuene, um talho foi encontrado a operar ilegalmente e outros dois não cumpriram as normas de higiene e conservação de alimentos,” referiu a responsável.
Shaquila Mahomed também reportou que, apesar da estabilidade geral na oferta de produtos básicos, houve um aumento nos preços do tomate, peixe e frango na província de Nampula nas últimas duas semanas.

















