Nos últimos três dias, as autoridades espanholas relataram o resgate de pelo menos 425 migrantes no mar ou interceptados em terra, nas Ilhas Baleares.
Os dados divulgados pela delegação do Governo espanhol indicam que os migrantes foram encontrados em 26 embarcações provenientes da Argélia.
Na terça-feira, 171 indivíduos chegaram a Maiorca e Formentera, distribuídos por 10 embarcações. No dia seguinte, quarta-feira, 189 migrantes chegaram às costas de Maiorca, Ibiza e Formentera, ou foram resgatados nas águas adjacentes, em 13 embarcações.
Na quinta-feira, após a meia-noite, a Guarda Civil interceptou 24 migrantes da África Subsariana que desembarcaram na Marina Botafoc, em Ibiza. Durante a mesma noite, ocorreram operações em Formentera, onde 17 pessoas de origem norte-africana foram detidas na praia de Migjorn, e em Ibiza, onde 24 magrebinos foram interceptados na praia de S’Estanyol.
Desde o início do ano, as Ilhas Baleares já receberam 395 embarcações, transportando pelo menos 7.322 migrantes, conforme os dados compilados pela agência de notícias EFE, com base nas informações do Ministério do Interior e da delegação do Governo de Espanha. Além disso, em 2024, foram contabilizados 5.882 migrantes que chegaram por via marítima ao arquipélago, segundo o Relatório Anual de Segurança Nacional do Ministério do Interior espanhol.
















