Destaque RDC e rebeldes do M23 assinam novo acordo de paz no leste...

RDC e rebeldes do M23 assinam novo acordo de paz no leste do país

O Governo da República Democrática do Congo (RDC) e os rebeldes do M23 formalizaram um acordo-quadro com o intuito de estabelecer um acordo de paz que visa encerrar os combates no leste do país. 

A cerimónia de assinatura teve lugar em Doha, Catar, com representantes de ambas as partes a assinar o documento.

De acordo com informações divulgadas pela RFI, os pormenores deste avanço significativo ainda carecem de negociação. Contudo, o acordo já é visto como um passo importante rumo à resolução de um conflito que perdura há quase três décadas entre a República Democrática do Congo e os rebeldes do M23.

Os rebeldes, que contam com o apoio do vizinho Ruanda, conseguiram, em Janeiro deste ano, tomar a cidade de Goma, a maior do leste da RDC, e posteriormente conquistaram as províncias do Quivu do Norte e Quivu do Sul. Apesar da ofensiva, Quigali nega ter prestado apoio aos rebeldes, embora os confrontos tenham resultado na morte de milhares de pessoas e na deslocação de um número significativo de cidadãos, colocando toda a região dos Grandes Lagos à beira de um conflito regional.

Recomendado para si:  Ex-ministra da Nigéria acusada de gastar milhões de euros provenientes de subornos

Desde Abril, as duas partes têm estado envolvidas em negociações de paz no Catar. Em Julho, foi adoptada uma declaração de princípios que não abordou muitas questões centrais que alimentam o conflito. Em Outubro, foi estabelecido um acordo sobre a supervisão de um eventual cessar-fogo.

Destaques da semana