Economia Moçambique inaugura nova fábrica de processamento de gergelim

Moçambique inaugura nova fábrica de processamento de gergelim

Moçambique assinalou a abertura de uma nova fábrica de descasque e processamento de gergelim, um investimento que ascende a 35 milhões de dólares. A inauguração foi realizada pelo Presidente da República, Daniel Chapo.

A unidade fabril, localizada no distrito de Dondo, na província central de Sofala, promete empregar mais de mil pessoas. Este projecto resulta de uma colaboração entre o governo moçambicano e o Reino dos Países Baixos. O Presidente Chapo enfatizou que esta instalação representa não apenas uma estrutura industrial, mas um marco da determinação nacional em alcançar a independência económica.

Em sua intervenção, o Presidente recordou que, durante décadas, o gergelim era exportado sem ser devidamente processado, limitando o seu valor acrescentado. Com a nova fábrica, o produto será exportado como “Made In Mozambique”, com a qualidade certificada e um orgulho nacional.

Equipado com tecnologia avançada, o empreendimento atenderá aproximadamente 35 mil pequenos produtores de gergelim das províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia, que já dispõem de um mercado para a venda dos seus produtos.

O Chefe do Estado destacou a importância de cada localidade identificar o seu potencial produtivo como base para o desenvolvimento industrial e social. Salientou ainda que o papel do governo é facilitar negócios, desburocratizar processos e criar um ambiente favorável para os investidores, resultando, assim, em mais empregos e receitas para o Estado.

Recomendado para si:  Dívida externa do país cai 0,6% com medidas de contenção do governo

Moçambique é reconhecido como um dos principais produtores de gergelim a nível global. O Presidente aproveitou a ocasião para chamar a atenção da juventude moçambicana em busca de emprego, mencionando a necessidade de aumentar a produção de gergelim e a importância de disponibilizar terras para que a fábrica possa garantir matéria-prima suficiente.

Actualmente, a cultura de gergelim sustenta mais de 35 mil pequenos produtores nas províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Tete e Sofala, com uma produção nacional de cerca de 200 mil toneladas por ano, contribuindo com 25% do total de gergelim produzido, especialmente nos distritos de Dondo, Caia, Chemba, Marínguè, Nhamatanda e Gorongosa.

Chapo sublinhou que a nova fábrica é um reconhecimento dos esforços dos produtores, enquanto incentivou os investidores a considerar a criação de uma unidade de processamento de castanha de caju, com o intuito de aumentar a produção e gerar mais empregos, especialmente para as mulheres moçambicanas.

Além de impulsionar o comércio local e a economia, a nova fábrica possui infraestruturas modernas, incluindo laboratório, armazéns, complexo habitacional e áreas de formação, que visam melhorar as condições de trabalho e o desenvolvimento da indústria no país.

Destaques da semana