Destaque Filhos assassinam pai por alegada dívida de 1800 meticais em Bilene

Filhos assassinam pai por alegada dívida de 1800 meticais em Bilene

Três jovens encontram-se detidos em Bilene, na província de Gaza, indiciados pelo homicídio do pai de 62 anos. Os suspeitos admitiram a autoria do crime, justificando-o com a alegação de que o falecido se recusou a liquidar uma dívida de 1800 meticais, além de o acusarem de práticas de feitiçaria.

O crime, que chocou a comunidade do bairro Dzeve, ocorreu na noite de segunda-feira. O homem foi encontrado em sua residência, ensanguentado, com uma catana cravada na cabeça e múltiplas perfurações pelo corpo. Moradores referem uma convivência tumultuosa entre o malogrado e os seus três filhos, agora principais suspeitos do ato violento.

“Estamos todos estupefactos com este crime. Embora a relação fosse conturbada, nunca esperávamos que terminasse em tragédia. Exigimos uma investigação rigorosa e responsabilização dos envolvidos”, afirmou uma fonte local ao jornal O País.

Os filhos, com idades entre 20 e 29 anos, foram detidos na vila da Macia. O mais novo confessou ter cometido o crime como forma de pressionar o pai a pagar a dívida acumulada. “Matei o meu pai porque não aceitava pagar os 1800 meticais que me deve há anos”, declarou.

Recomendado para si:  Cidadão malawiano detido em Tete por posse ilegal de arma de pressão

Os irmãos mais velhos corroboraram a versão, afirmando que também agrediram o pai, motivados pela crença de que ele seria responsável pelos seus infortúnios. “A minha vida não anda. Quando procuro ajuda com curandeiros, os resultados não aparecem, e dizem que é por causa do meu pai”, disse um dos irmãos.

Segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Gaza, Júlio Nhamussua, o crime ocorreu durante uma discussão em casa. O filho mais velho revelou que se dirigiu à residência do pai para esclarecer a situação, afirmando que as suas dificuldades de emprego e problemas familiares estavam relacionados com o pai.

“O filho do meio confessou ser o autor do crime, tendo desferido os primeiros golpes com a catana, alegando que o pai se opôs a pagar a dívida”, acrescentou Nhamussua. Ele informou que as investigações estão em curso para apurar o possível envolvimento de outros membros da família.

Este ano, mais de 20 homicídios foram registados nos distritos de Bilene, Chongoene e Limpopo, com mais da metade relacionada a alegações de feitiçaria.

Destaques da semana