Internacional Achraf Hakimi eleito melhor jogador africano de 2025

Achraf Hakimi eleito melhor jogador africano de 2025

O internacional marroquino Achraf Hakimi foi distinguido como o Melhor Jogador Africano do Ano de 2025, na cerimónia dos CAF Awards, que teve lugar na quarta-feira em Rabat, Marrocos. 

Esta é a primeira vez que o vice-capitão do Paris Saint-Germain recebe essa honraria, depois de ter sido finalista na edição anterior, em 2024, sucedendo assim Ademola Lookman na conquista do título.

Reconhecido como um dos melhores defensores a nível mundial, Hakimi escreve uma nova página na história do futebol africano e do Paris Saint-Germain, ao tornar-se o primeiro jogador do clube da capital francesa a receber o galardão de Melhor Jogador Africano do Ano. Além disso, ele é o primeiro marroquino a ser laureado com este prémio desde Mustapha Hadji, que o conquistou em 1998.

A eleição de Hakimi foi decidida pela maioria dos jornalistas desportivos, treinadores, capitães, lendas e especialistas do futebol africano, que votaram em todo o continente. O marroquino superou concorrentes de peso, como Mohamed Salah, avançado do Liverpool, e Victor Osimhen, jogador do Galatasaray.

Esta distinção coroa um ano excepcional para o defensor, que se destacou na histórica conquista da primeira Liga dos Campeões do Paris Saint-Germain na última época. O seu desempenho foi fundamental para o sucesso do clube tanto na Ligue 1 como na Copa da França, no Troféu dos Campeões e na Supercopa da UEFA. As suas exibições de excelência renderam-lhe um lugar na selecção da temporada 2024-2025 da Ligue 1 e da Liga dos Campeões, além de uma inclusão no XI Mundial da FIFPRO, ao lado de outros nomes de destaque como Nuno Mendes, Vitinha e Ousmane Dembélé.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Hakimi, que também desempenhou um papel crucial na selecção nacional ao ajudar o Marrocos a qualificar-se para a Copa do Mundo de 2026 com três assistências na fase de grupos, acumula títulos impressionantes desde que chegou ao PSG em 2021. O seu currículo já inclui uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da UEFA, quatro campeonatos franceses, três Troféus dos Campeões e duas Copas da França. Nesta temporada, ele contabiliza dois golos e três assistências em 14 partidas.

Ao receber o prémio, Achraf Hakimi expressou a sua emoção: “Receber o troféu de Melhor Jogador Africano do Ano de 2025 é uma enorme honra. Ser reconhecido no meu continente representa algo muito especial para mim. Quero agradecer aos meus companheiros de equipe, à comissão técnica e a todo o Paris Saint-Germain, assim como à Federação Real Marroquina de Futebol e ao povo marroquino, que me apoiam todos os dias.”

A cerimónia em Rabat contou com a presença de figuras notáveis do futebol africano e celebrou uma temporada que reposicionou Hakimi no topo do continente. A mãe do jogador, Saida Mouh, também marcou presença no evento.

Destaques da semana