Destaque Surto de ébola na RDC causa alerta com 28 vítimas mortais

Surto de ébola na RDC causa alerta com 28 vítimas mortais

Um surto de ébola na República Democrática do Congo, especificamente na província de Kasai, resultou na morte de pelo menos 28 pessoas, conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do país.

Desde a confirmação do surto, a 4 de Setembro, o número de casos registados ascendeu a 81, apresentando uma taxa de letalidade alarmante de 34,6%. Além disso, foram identificados 716 contactos que podem ter estado em contacto com os infectados.

A agência de saúde da União Africana emitiu um alerta, caracterizando a situação como um “enorme desafio” para o continente africano, que já enfrenta várias epidemias e recursos limitados para a sua contenção. O director do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças, Ngashi Ngongo, sublinhou o elevado risco de propagação do vírus, uma vez que os primeiros casos surgiram nas áreas de Bulape e Mweka, em Kasai, com novos locais suspeitos já a serem monitorizados.

Na sexta-feira, foram enviadas 400 doses de vacina contra o ébola para a região afectada, com a vacinação dos profissionais de saúde na linha da frente do combate ao surto a ter início hoje.

Recomendado para si:  Antiga primeira-dama anuncia candidatura às presidenciais da Costa do Marfim