Destaque Incêndio num barco de migrantes ao largo da Líbia causa pelo menos...

Incêndio num barco de migrantes ao largo da Líbia causa pelo menos 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas perderam a vida devido a um incêndio que irrompeu num barco de migrantes ao largo da costa da Líbia, conforme anunciado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A OIM expressou a sua profunda consternação pela trágica perda de vidas, tendo indicado que o incidente ocorreu a 14 de Setembro e envolveu um navio que transportava 75 refugiados sudaneses. A agência das Nações Unidas, através de uma mensagem nas redes sociais, enfatizou a gravidade da situação.

Ainda segundo a OIM, foram prestados “cuidados médicos vitais a 24 sobreviventes”, destacando a urgência de implementar medidas que possam evitar novas tragédias no mar Mediterrâneo.

A rota utilizada pelos migrantes no Mediterrâneo central é considerada uma das mais perigosas do mundo, com partida principalmente do Norte de África, nomeadamente da Tunísia e da Líbia, em direcção a Itália. Em 2023, a OIM reportou que 876 pessoas já morreram ou desapareceram no mar nesta rota.

Desde o começo do ano, o número de migrantes e refugiados que perderam a vida no Mediterrâneo central eleva-se a 816, totalizando 1.225 mortes em todo o Mediterrâneo, sendo que cerca de 300 continuam desaparecidos. A OIM sublinha que os dados disponíveis são baseados em informações oficiais, mas admite que o número real pode ser ainda mais elevado.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 18 de Setembro de 2025