Economia Aumento ligeiro dos preços em Agosto marca retorno da inflação em Moçambique

Aumento ligeiro dos preços em Agosto marca retorno da inflação em Moçambique

Os preços médios em Moçambique registaram um aumento ligeiro no mês de Agosto, segundo as informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A nível nacional, os preços subiram 0,68% em Agosto. Os produtos que mais contribuíram para este aumento, segundo o INE, foram o peixe seco, que registou uma subida de 30,2%, o alho, com um aumento de 20,3%, o milho não moído, que subiu 11,3%, as batatas, com um acréscimo de 9,9%, o quiabo, que apresentou um aumento de 10,2%, e os camarões secos, com uma subida de 6,3%.

Por outro lado, vários bens registaram queda nos preços. Entre estes, destacam-se o carvão, com uma redução de 3%, a couve, que diminuiu 5,2%, os feijões-manteiga, que caíram 2,7%, a farinha de milho, que teve uma queda de 1,7%, e o óleo vegetal, com uma redução de 1,3%.

A inflação acumulada entre Janeiro e Agosto foi de 1,66%, predominantemente influenciada pelo aumento nos preços dos alimentos. O mês de Agosto marcou o primeiro período de inflação após três meses consecutivos de ligeira deflação. Os preços haviam caído 0,38% em Abril, 0,36% em Maio, 0,07% em Junho e 0,22% em Julho.

Recomendado para si:  Noor Momade eleito presidente do Conselho Empresarial Nacional (CEN)

A taxa de inflação anual em Agosto foi de 4,79%. Em Julho, a taxa anual era de 3,96%, enquanto em Junho foi de 4,15% e em Maio de 4%. O último registo de uma taxa de inflação anual superior a 10% ocorreu em Março de 2023, quando atingiu 10,02%.

O ano de 2025 tem seguido o padrão habitual dos preços sazonais em Moçambique, com um ligeiro aumento da inflação nos primeiros meses do ano, seguido de uma leve deflação na metade do ano, à medida que as principais colheitas são recolhidas. Com base em experiências anteriores, é expectável que os preços voltem a subir no período que antecede a época festiva (Outubro/ Novembro).