O tráfego ferroviário na ferrovia do norte, que liga o porto de Nacala à província de Nampula e aos países do interland, encontra-se interrompido há mais de 48 horas, após um acidente ocorrido no último sábado (30).
Um comboio de carvão colidiu com um camião próximo da vila autárquica de Ribáuè, a cerca de 130 quilómetros da cidade de Nampula, resultando no descarrilamento do comboio.
Embora não haja registo de vítimas mortais, o ajudante do camião sofreu ferimentos ligeiros. A Nacala Logistics, responsável pela operação da ferrovia, informou que já foram mobilizadas equipas técnicas para realizar os trabalhos de reposição da linha férrea.
Num comunicado enviado à AIM, a Nacala Logistics afirmou: “De imediato, mobilizamos as nossas equipas técnicas e operacionais, que se encontram no local a realizar os trabalhos de reposição da linha férrea que se encontra temporariamente interrompida”. O comboio envolvido no acidente proveniente da mina de carvão de Moatize, em Tete, tinha como destino o terminal portuário multiuso de Nacala-à-Velha e descarrilou devido à força do impacto.
O acidente ocorreu quando o camião atravessava uma passagem de nível, mesmo no momento em que o comboio circulava. Apesar da buzina ter sido accionada e os travões terem sido aplicados pelo maquinista, não foi possível evitar a colisão.
A Nacala Logistics apela à população e aos utentes das vias para respeitarem as normas de trânsito e sigam as orientações de segurança, contribuindo assim para a prevenção de acidentes. A empresa também realiza campanhas de sensibilização regulares para promover a segurança nas estradas e ferrovias.