Internacional Supremo Tribunal autoriza que Jair Bolsonaro a saia de casa para exames...

Supremo Tribunal autoriza que Jair Bolsonaro a saia de casa para exames médicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil concedeu autorização ao ex-Presidente Jair Bolsonaro para sair de casa e realizar exames médicos. 

Esta é a primeira vez que o antigo chefe de Estado pode deixar a residência desde que iniciou a prisão domiciliária, a qual cumpre desde 4 de Agosto, em virtude de violação das medidas cautelares impostas durante um processo em que é acusado de liderar um golpe de Estado contra o actual Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi proferida pelo juiz Alexandre de Moraes, responsável pela instrução do caso. Os exames médicos estão agendados para o dia 16 de Agosto e a sua duração não deverá às oito horas.

A defesa de Bolsonaro, de 70 anos, solicitou ao tribunal a autorização necessária para que o ex-Presidente possa submeter-se a uma série de exames numa unidade hospitalar. Além da autorização para os exames, o juiz Moraes determinou que o ex-Presidente continue a usar uma pulseira electrónica durante o cumprimento da sua pena.

Foi ainda permitido que Bolsonaro receba visitas de alguns familiares, sem necessidade de autorização prévia do tribunal, enquanto as visitas de aliados políticos deverão ser previamente autorizadas.

Recomendado para si:  Justiça venezuelana acusa activista de direitos humanos de conspiração