A Polícia da República de Moçambique (PRM) efectuou a neutralização de sete indivíduos envolvidos em assaltos na via pública na cidade de Chimoio, na província de Manica.
O grupo, composto por adolescentes e jovens com idades entre 15 e 30 anos, actuava predominantemente nos bairros de Nhamaonha, 16 de Junho e Josina Machel.
Mouzinho Manasse, chefe do departamento das Relações Públicas no comando provincial da PRM em Manica, confirmou que os suspeitos utilizavam objectos contundentes e pontiagudos, como catanas e tubos de canalização afiados, para ameaçar as suas vítimas, sendo as mulheres as principais alvos. Os assaltantes apoderavam-se de telemóveis e outros bens pessoais.
A neutralização do grupo foi possível após a denúncia de uma das vítimas, que reconheceu um dos assaltantes e comunicou a situação à polícia. “Através de um trabalho de investigação, conseguimos neutralizar outros integrantes da quadrilha”, explicou Manasse durante uma conferência de imprensa na primeira esquadra da PRM em Chimoio.
Os acusados foram indiciados por crimes de roubo agravado e serão apresentados à justiça, onde deverão ser responsabilizados conforme a legislação em vigor. Manasse fez um apelo à população para permanecer vigilante e denuncie qualquer ato criminal que possa ocorrer nas suas comunidades, reforçando que “o crime não compensa” e que a PRM continuará a combater a criminalidade.
Testemunhos de vítimas indicam que os assaltos eram frequentes nas últimas semanas. Uma vítima, que preferiu permanecer anónima, relatou uma experiência traumática em que foi surpreendida numa noite por um vizinho que fazia parte do grupo. Durante o ataque, foi atingida com uma catana, o que resultou em ferimentos que exigiram tratamento médico no Hospital Provincial de Chimoio.
Embora os residentes da cidade tenham sentido um alívio com a recente acção policial, alguns focos de assalto ainda persistem. Vários dos detidos encontram-se actualmente na Penitenciária Agrícola Regional – Centro, conhecida localmente como cadeia Cabeça do Velho.